terça-feira, 6 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - TV





O autor do cartoon que escolhi para ler nesta sessão do Clube de Leitura é Panos Maragos e a sua nacionalidade é grega. Este cartoon chama-se "TV" e foi publicado no TV Ethnos, em 2007. 

Na imagem é vísivel um pódio, onde os "atletas" se posicionam sobre um livro, um rádio e um televisor, sendo que este corresponde ao primeiro lugar, o rádio ao segundo e o livro ao terceiro. Dos três medalhados, apenas um se encontra com ar vitorioso, aquele que está em primeiro lugar e que representará o peso da televisão na ocupação dos tempos livres dos gregos, em 2007. Curiosamente, o tamanho dos atletas, que simbolizarão os gregos, é proporcionalmente inverso ao lugar que ocupam. Quererá isto dizer que, apesar dos leitores e a leitura estar em desvantagem, a sua importância é superior.

Acho que este cartoon é engraçado e faz-nos pensar em várias coisas: primeiro, os programas de televisão, culturalmente, não devem ser muito bons, caso contrário o "campeão" não seria tão pequeno; segundo, a leitura, apesar de estar em terceiro lugar, deverá ser encarada como a que tem mais valor, pois está representada pela figura maior. Penso que a realidade da Grécia aqui caricaturada poderia ter sido também transposta para Portugal na mesma altura. Hoje, já ninguém duvida dos benefícios da leitura, mas continua a ser mais fácil ver televisão.

Fábio, 9.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário