terça-feira, 6 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - Doping


Nesta sessão do Clube de Leitura, dedicada à leitura de desenhos/cartoons, nomeadamente de alguns publicados na obra Os Autores - World Press Cartoon, escolhi o intitulado "Doping”, publicado, em 2007, no jornal Mundo Deportivo. O seu autor é Jaumme Capdevila de  nacionalidade espanhola.

Esta imagem chamou-me a atenção, pois associei, de imediato, o ciclista preso a uma seringa que contém doping, ao caso de Alberto Contador. As cores da camisola da Astana, equipa de que Alberto Contador fazia parte em 2007, levou-me a pensar no Tour France 2007. Penso que com este cartoon se pretende criticar o mau ato que o ciclista praticou, tornando-se desleal para consigo e para com os seus colegas de profissão. Ele não precisava de ter recorrido a substâncias contendo doping para atingir melhores resultados, já que era o melhor ciclista do mundo. O autor do cartoon põe em evidência a desonestidade do ato deste atleta recorrendo a um lugar comum que é o nariz comprido e com cor avermelhada: quando alguém mente, é frequente fazer-se alusão ao Pinóquio e ao seu nariz que cresce a cada mentira dita. Por outro lado, a seringa, simbolizando as substâncias ilícitas, torna-se um obstáculo impedindo o atleta de prosseguir a sua corrida, podendo pôr a descoberto as fraquezas daqueles que enveredam por essas vias. 

Em conclusão, entendo que este cartoon, com referências explícitas ao caso de que falei, também poderá ser um alerta para todos os desportistas, que pensam recorrer a substâncias ilícitas para aumentar o rendimento nas modalidades que participam.

Afonso, 9.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário