terça-feira, 6 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - Desmatamento



Das propostas de cartoons apresentados nesta sessão do Clube de Leitura, escolhi um criado por Jarbas Domingos de Lira Junior, do Brasil, intitulado “Desmatamento” e que foi publicado no jornal Diário de Pernambuco.
A imagem apresenta um homem a cortar, a abater uma árvore à força de machadadas. À mesma distância da que ele mantém da árvore, encontra-se a “morte” que, de gadanha na mão, em movimentos iguais ao do homem, como que se de um espelho se tratasse, está também a abater o homem. Nas costas destas figuras, há uma enorme fogueira onde são queimadas as árvores. As cores que predominam na imagem, à exceção da "morte" que é preta, são cores quentes. Parece-me que há clara alusão ao que se passa no Brasil, e não só, onde o homem intencionalmente destrói enormes extensões de floresta, para, por exemplo, assim obter campos de cultivo ou extrair madeira para a indústria. Assim, o equilíbrio do Planeta é posto em perigo.

Concluo pelo cartoon que há uma crítica à ação do Homem que está a destruir a Natureza e logicamente, ao mesmo tempo, está a destruir-se a ele próprio. 

Gustavo Esteves, 9.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário