terça-feira, 6 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons



O autor do cartoon que vou analisar nesta sessão do Clube de Leitura é grego e chama-se Yiannis Dermentzoglou. Este cartoon, sem título, foi publicado, em 2007, no jornal Eleftheron Tipos
Na imagem, onde predominam os tons escuros, vemos a Estátua da Liberdade a libertar pela chama que empunha enormes nuvens de poluição, bem identificada pela fórmula química CO2. É como se a Estátua, ela própria, libertasse dióxido de carbono, fosse uma fonte emissora de poluição. É uma crítica clara aos Estados Unidos da América, o pretenso país "salvador" do Mundo", por não cumprir o Protocolo de Quioto. É lamentável que este país, uma grande potência mundial, não contribua de forma significativa para a redução de emissão de gases que agravam o efeito estufa.
Na minha opinião, o cartonista ao usar o grande símbolo dos EUA associado às cores escuras, soube retratar de forma exemplar o contributo nefasto dos EUA para o aquecimento global e desrespeitando, assim, o planeta e a Humanidade. Gostei muito desta imagem!

Alexandra, 9.º A


Sem comentários:

Enviar um comentário